quinta-feira, 27 de março de 2014

Iluminismo

Vamos falar sobre John Locke um dos principais pensadores do iluminismo mas primeiro  vou explicar o iluminismo

                                                                  Iluminismo
  
Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão.
Iluminismo é o nome que se dá à ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia, na Europa, a partir das lutas revolucionárias do final do século XVIII.
fonte:significados.com.br
                                                                John Locke
retrato de John Locke                                                                        
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington faleceu em 28 de outubro em 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos
                                                   Principais obras de John Locke

Cartas sobre a tolerância (1689)

 Dois Tratados sobre o governo (1689)

- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)

- Pensamentos sobre a educação (1693)

fonte:johnlockefilosofia.blogspot.com.br

Visão Política de Locke

Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.

Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica.

Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.

Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, devem trocar a liberdade pela escr

Ideias De locke

Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. 

Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.

fonte:suapesquisa.com

como suas ideias foram recebidas na epoca

Foram recebidas com grande aceitação e tomadas como uma nova ideologia, afinal esses homens propagaram ideias iluministas naquela época.
Acredito que sejam vistas como fonte de estudo

fonte:brainly.com.br

Algumas Frases De John Locke




Nenhum comentário:

Postar um comentário